quinta-feira, 4 de abril de 2013

A oração de Ana - Vencendo a angústia

"O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata.
O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta.
Levanta do pó o necessitado e do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentar-se com príncipes e lhes dá lugar de honra" 1Samuel 2:6-8

Deus ouviu a oração de Ana, pois ela era uma mulher estéril, e andava triste e amargurada, orando e suplicando a Deus que lhe desse um filho, até que Deus ouviu sua oração e lhe concedeu Samuel como seu filho, e ela como havia prometido Samuel ser separado para Deus, assim o fez também.

E por fim, orou assim agradecendo e exaltando a Deus, por lhe dar um filho, assim como está escrito no versículo citado acima, e assim como está escrito, realmente Deus levantada do pó o necessitado e do monte de cinzas ergue o pobre, Deus ouve a súplica e a oração do justo, daquele que clama a Ele, a Deus, que é justo, fiel e misericordioso para ouvir a nossa oração e atender os nosso pedidos e o nosso clamor.

Interessante é também notar, que Ana ao chorar amarguradamente, e orando, pensaram que ela estava embrigada de vinho, quando na verdade só estava estava triste e orando a Deus. Na vida, muitas vezes é assim, estamos tristes, ou passamos por tribulações, provações, e os outros não conseguem compreender ou entender o porque, não conseguem compreender a nossa dor o que estamos passando. Mas Deus, que é onisciente e onipotente, vê e sonda os nossos corações, conhece a nossa dor, o que estamos passando, ouve e atende as nossas orações.

Sua presença é como um bálsamo e Sua resposta vem como um alívio, às vezes através do que ouvimos Deus falar a nós em oração, ou então, pela pregação de um pastor, uma palavra de ânimo de alguém, ou então mesmo, ao orar e ler a palavra , a dedicar um tempo de meditação e oração, de comunhão com Deus, mas importa que verdadeiramente Deus vem com uma resposta e nos tira da angústia. Seu Espírito Santo nos traz a cura, o remédio, o alívio pra nossa dor, Seu Espírito Santo nos traz a consolação necessária para aquele momento, para aquilo que estamos passando, vem com a palavra certa na hora certa.

 A mesma coisa aconteceu com Davi, quando se refugiou em Adulão, e virou um líder no que estavam necessitados, em dificuldades ou endividados. Deus o fez líder deles, e tornou aqueles homens, vencedores, os tornou valentes guerreiros, soldaos e valentes que ajudaram e ficaram junto com Davi.

"Também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes, e ele se tornou líder deles. Havia cerca de quatrocentos homen com ele." 1 Samuel 22:2