domingo, 5 de maio de 2013

Inefável presença de Deus - Citações na Bíblia sobre louvor e adoração

Maria em um cântico que fez a Deus, disse que sua alma engrandecia a Deus, ou seja, seu coração jubilava e se alegrava em Deus e seu espírito também se alegrava em Deus. Isso mostra que ao cantar ela com sua alma e seu espirito se alegrava em Deus, tanto que ela estava dizendo isso, confessando isso com sua boca e reconhecendo isso em sua canção. Com seu coração estava engrandecendo, adorando a Deus e seu espírito estava alegre em Deus.

"A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" Lucas 1:46-47

Deus em várias passagens na bíblia, nos incentiva a louvá-lo como pode-se ver em Tiago 5:13 "Está alguém alegre? Cante louvores". Ou seja, Deus está nos dizendo que tanto podemos como devemos nos alegrar cantando louvores a Deus, que vem do nosso coração, ou seja, devemos nos alegrar no Senhor.

Músicas ou cânticos como o de Maria, em Lucas 1:46-47, são expressões do que sentimos em nossa alma e louvores a Deus também com nosso espírito, que é ligado a Deus, são expressões do que queremos dizer a Deus.

Louvores esses que só podem vir realmente de nossa adoração a Deus, reverência, admiração por Deus, amor realmente. Deus nos disse para amá-lo acima de todas as coisas, e com as músicas podemos expressar isso, esse nosso amor, essa nossa adoração e devoção a Deus.

Quando cantamos louvores a Deus, é comum muitas vezes, durante os cultos, nosso coração se encher de alegria e regozijo ao sermos cheios da presença de Deus, ou então de gratidão, e nossa adoração expressa o grande amor que temos por Deus.

Num estudo que vi, a adoração não precisa de omtivos para a fazermos, ou seja, adoramos a deus pelo que Ele é. E a adoração vem de relaciomento, contato, ligação com Deus, comunhão conhecimento, ou seja, quanto mais conhecemos a Deus, mais o amamos e mais o adoramos.

Também num livro do Pr. Márcio Valadão - Louvor e Adoração, ele comenta que:

"as orações contém diversos aspectos do nosso relacionamento com Deus: adoração, ações de graças, louvor, petições, súplicas, choro, riso, meditações, intercessões, regozijo, dança, gritos, contemplação, arrependimento", tudo isso o Senhor nos leva a fazer, nos dirige. Ele diz também que "a oração contém várias expressões e a adoração ao Senhor é uma forma de oração", comenta tamnbém sobre a oração de Ana, o cântico de Ana, onde também ela reconhece e se alegra em que Deus a livrou de seus inimigos.

O livro de Salmos, por exemplo, que significa "louvores" em hebraico, é uma coleção de antigos cânticos e poesias hebraicas usadas para a adoração congregacional.Há vários tipos de salmos: hinos de louvor a Deus; orações pedindo ajuda, proteção e salvação; pedidos de perdão; canções de agradecimento pelas bênçãos de Deus; orações em favor do rei; canções para ensinarem as pessoas a fazerem o bem; súplicas para que Deus castigue os inimigos; e outros.

E assim como nos Salmos haviam canções de arrependimento, de alegria, orações pedindo ajuda, ou canções de agradecimento. Hoje temos também na forma das músicas atuais, nas letras das músicas, onde agradecemos a Deus, celebramos e nos alegramos, há músicas de arrependimento ou em que pedimos ajda a Deus.

Posso citar aqui alguns Salmos de louvor a Deus, em que o salmista se alegra em Deus:

"Celebrai ao Senhor com harpa..." Salmos 33:2
O salmista nos incentiva a celebrar, nos alegrar no Senhor.

"Entoai-lhe um novo cântico, tangei com arte e com júbilo" Salmos 33:3
O salmista nos incentiva a entoar, declarar, erguer um novo cântico e com júbilo.

"Firme está o meu coração oh Deus, o meu coração está firme, cantarei e entoarei louvores. Despertai ó minha alma. Despertai lira e harpa..." Salmos 57:7-8
O salmista associa que seu coração está firme e por isso cantará louvores a Deus.
Associa também o despertar de sua alma e se despertar para tocar os instrumentos.

"...Cantai ao Senhor um novo cântico e o seu louvor, na assembléia dos santos" Salmos 149:1
O salmista incentiva a cantar louvores a Deus e na congregação dos santos.

A espressão salmodiar, por exemplo, significa cantar louvores a Deus.

E por último gostria de comentar sobre um texto em que David Quinlan fala sobbre o que é adoração. Ele diz que através da música edificamos tronos de louvor a Deus e expressamos nossa adoração e admiração por Deus, e assim Ele nos envolve com Sua inefável presença e diz também que devemos buscar não só a Sua mão, mas sim a Sua face, ou seja, que dia após dia, devemos buscar contemplar a deus, contemplar a Sua face, ter experiências com Ele, ver a Sua glória, Sua presença sobre nós, Sua glória e Sua presença nos encher.

"A música, no contexto cristão, tem como objetivo conquistar o interesse de Deus atraindo o seu olhar e coração para o nosso meio, edificando-lhe um trono de louvores para que se sinta à vontade e livre para apenas receber nossa admiração, amor e adoração, ou envolver-nos completamente com a sua irresistível e inefável presença. Tenho aprendido algo nestes anos de ministério, Deus não consegue resistir a uma verdadeira e apaixonada adoração; ele sempre se manifesta e, caro leitor, não há nada que supere o prazer de se perder no aconchego do seu abraço. Não buscamos a sua mão, e sim a sua face. Temos aprendido que “a busca pelas bênçãos nem sempre gera intimidade, mas a busca pela intimidade sempre gera bênçãos”. E como Davi disse em Salmos 37.4: “Deleita-se (sinta muito prazer) no Senhor e ele concederá os desejos do teu coração”." David Quinlan

Abaixo seguem os significados do que é adoração, do que é alma e espírito:

- Adoração: é a ocupação da alma com o próprio Deus, relacionamento entre a criatura e a divindade se admirar com Deus, reverênciá-lo (amá-lo, sendo mais simples no dizer) - Dicionário Bíblico Wycliffe

- Alma: o berço dos apetites e desejos, sede da consciência pórria, da razão, dos sentimentos e das emoções - Dicionário Bíblico Wycliffe, Bíblia Glow

- Espírito: força animadora nos seres humanos, um princípiio ativador, vigor, fôlego de vida. - Dicionário Bíblico Wycliffe


Músicas também são formas de falar com Deus

Na música, nós cantamos reconhecendo a Deus, adorando a Ele, o amando e o adorando através do que dizemos, através das letras e através também dos sons da melodia podemos lembrar algo, seja uma melodia alegre, ou mais calma, um som mais calmo ou mais alegre e para nós músicos podemos expressar um pouco do que queremos dizer e o que sentimos em amor por Deus, podemos expressar o que sentimos por Deus, seja uma melodia ou um som que expresse nosso amor por Ele, ou expresse fé, força, alegria, celebração, descanso, a paz de Deus.

O adoramos através dos sons da música e na melodia, e adorando a Deus com a música, descansamos em Deus, descansamos nosso coração, na verdade em Deus, e não nos sons da música ou em sua melodia, no tempo da música ou na intensidade do som (suave ou forte), mas sim na letra que dizemos a Deus e que nos conforta, faz o nosso coração descansar, ou se firmar n'Ele, ou se alegrar em Deus, o nosso espírito e nossa alma descansa em Deus e nossa alma se regozija e descansa n'Ele, se alegra em poder adorá-lo. Não na batida da música ou em seu tempo, no tempo da bateria, mas sim descansamos em Deus.


A música é uma forma de nos relacionarmos com Deus, de Ele falar conosco e de falarmos com Ele, de pensarmos n'Ele. Ele é quem motiva nossos corações a ama-lo e adorá-lo. Músicas são orações também, orações cantadas, e o Espírito Santo de Deus que habita em nós nos move a adorá-lo, louvá-lo e podemos sentir Sua presença quando O adoramos. Músicas também são forma de falar com Deus.

A música é uma forma de expressarmos a adorarmos nas formas em que sentimos e expressar os nossos sentimentos a Deus, tudo na direção de Deus é claro. Nós nos alegramos em Deus, o amamos, nos fortalecemos, usamos nossa fé, Deus nos consola quando estamos tristes e fortalecemos nossa fé, através de algumas músicas expressamos gratidão a Deus e outras nos trazem paz, que vem de Deus, lógico que todos estes vem de Deus a nós, é Ele que nos traz paz, que nos traz alegria, pois nos alegramos n'Ele, que aquece nossos corações com Seu amor, é por Ele que sentimos gratidão e é n'Ele que firmamos nossa fé e força. Ou seja nós amamos a Deus e por isso cantamos a Ele. De diversas maneiras podemos louvar e adorar a Deus.

Na verdade o que queremos é apenas adorar a Deus e essa, a música, é uma das formas de adorá-lo, senão a melhor, de descansar em Deus. E é o Espírito de Deus quem nos move a louvar, pois nos ama e é Ele quem toca nossos corações.


sábado, 4 de maio de 2013

Deus o direcionador do nosso louvor / Não devemos ter um coração dividido

Seja na intensidade com que tocamos cada nota ou seja qual for , qualquer tipo de melodia, a música é uma forma de expressarmos o que sentimos a Deus, de O adorarmos com nosso coração, de O entregarmos o nosso amor. Isso, seja tocando ou cantando qualquer música.

Mas seja qual for a música o inspirador e direcionador do nosso louvor deve ser Deus.
Ele é quem deve conduzir o que e como devemos adorá-lo. Ele é quem nos motiva a cantar uma música, Ele é quem nos motiva a nos arrependermos, a orarmos, ou a nos alegrarmos e a cantarmos um louvor de alegria ou em gratidão.

Por isso é importante sabermos sentir o que Deus quer de nós, no momento do louvor e adoração ou na oração. Se é arrependimento, se é momento de se alegrar, se é um momento íntimo de adoração e oração, ou se um momento de declarar com amor a letra de uma música ou se é um momento de fortalecermos nossa fé n'Ele, em Deus.

É importante também, principalmente para um músico, antes de tudo, antes de querermos adorar a Deus, ter um coração sadio, limpo, arrependido e sem sentimentos de pecados, ou pensamentos pecaminosos, para que seu louvor flua, para que seja livre para adorar a Deus, para que possa adorar a Deus com seu melhor, para que entregue a Deus louvor com excelência, e antes de tudo esteja, dando louvor com um coração sincero a Deus, com verdadeiro amor, e não com um coração dividido entre Deus e o pecado, entre Deus e os sentimentos do homem.
Primeiramente devemos buscar a Deus, o primeiro lugar é d'Ele, Ele está cima de tudo.

Mas o mais importante e gratificante é que sem Deus, o nosso louvor não é nada, não seria nada, o mais importante de tudo é que o que nos motiva a adorar a deus é Ele mesmo, que nos enche da Sua presença e nos inspira a Lhe entregar louvor e adoração.

A Ele todo Louvor, a Ele toda Adoração, A Ele toda Honra e a Ele toda Glória, pelo séculos e séculos, amém.